Margie at Denmark

terça-feira, março 14, 2006

Emocões

Eis a razão de uma ausência de posts nos ultimos tempos...4 dias de festas!!

Mas comecando pelo princípio:

Sexta-feira foi o dia de remodelar o meu quarto, torná-lo mais confortavel, mais acolhedor, enfim mais meu! A solucäo...IKEA!! Uma das únicas lojas onde se encontram coisas baratas na Dinamarca.
Agora sim tenho um tapete, um candeeiro de mesa, velas por todo o lado e um local para arrumar todos os papers do projecto.
Aqui está o resultado...




A noite comecou com um jantar italiano e acabou numa festa dos anos 70 no edificio 208!
E mais uma aventura durante um jantar de pizzas e crepes (tudo feito em casa pelo mestre cozinheiro Ciscu)…cortar o cabelo ao Simon. Desta vez as cabeleireiras de serviço foram: Tanya, Blanca e eu!
O resultado não foi nada mau...


As festas temáticas sao muito comuns e de facto eles (dinamarqueses) vestem-se a rigor para tudo (menos os erasmus...)! Era realmente o mundo dos 70`s!!
E definitivamente eles não sabem o que é música de qualidade e muito menos como se passa de uma música para outra...5 segundos de silêncio é o resultado!
E esquecam as bebidas baratas e fortes! Eles tem doseador para tudo...Muito sumo e pouca essência!
Quanto aos dinamarqueses...altos, loiros, olhos claros, muito cenário mas pouco a vontade com os estrangeiros!



Sábado comecou bem cedo...10h30 a caminho de Copenhaga!
Missão: De manha comprar uma prenda para a Betta (iria fazer 24 anos no Domingo...), conhecer as lojas típicas do centro (muito giras por sinal e com muito glamour), beber um cafezinho num dos imensos sitíos acolhedores que existem, caminhar para ver e ser visto!



Almoco num restaurante mexicano com a Lola, a Barbara e o Ciscu.
De tarde...ida à Round Tower de onde se tem uma visão global da cidade, pois é realmente muito plana...neve nos telhados, um vendo de cortar a respiracão, mas um sol que até ofuscava!
Depois a tentativa falhada de comprar bilhetes para a Ópera, que está completamente esgotada até Agosto. Só existe uma possibilidade: todos os dias são vendidos 25 bilhetes para a actuação dessa noite logo quando a bilheteira abre. A bilheteira abre às 12h e a solução é chegar por volta das 8h da manhã e esperar…E há umas quantas pessoas a fazerem esse sacrifício!

Ah…Nesta fase já éramos 7, porque entretanto apareceram 2 amigas da Lola (francesas …a Virginie e …) e a Isabel (portuguesa de ambiente!).

De seguida a visita ao Museu Nacional da Dinamarca – National Museet.
Um edifício antigo com 4 pisos e com exposições não só sobre a história do país desde os primórdios da sua existência (relatando tudo sobre os Vikings!) mas também expondo a cultura de todos os cantos do mundo de um modo muito particular.

Aqui qualquer um pode aprender um pouco mais sobre a história mundial e aproveitar para beber um café no moderno hall de entrada.


Após umas horas de visita…mais uma paragem!

Desta vez num café onde se podem ler todos os livros das prateleiras enquanto se tem uma boa conversa ou se come os tradicionais bolos dinamarqueses. Muito agradável, principalmente porque é impossível estar muito tempo na rua! O frio é sempre um bom pretexto para conhecer o interior das lojas, dos cafés, das livrarias, enfim…um lugar quente!!

De seguida a visita a uma exposição fotográfica… curiosamente aquela que esteve no Terreiro do Paço durante o Verão de 2004! As fotos tirados do céu! Que se diga que em Lisboa a exposição estava muito melhor apresentada…

Chegada ao Campus Village e jantar feito por mim!
Saída novamente para Copenhaga para ir conhecendo como é que os dinamarqueses sobrevivem com o frio que se faz sentir de madrugada!
Paragens
: “The Happy Pig” e “The Moose”!
O primeiro é um bar pequenino (como todos por aqui) onde se pode dançar se não estiver demasiado cheio. O segundo é o bar de Erasmus com imensos grafitis nas paredes, repleto de fumo e com muitos espanhóis, mas com cerveja MUITO barata (15Kr = 2€)….


O tempo passou e já eram 5 da manhã! O primeiro comboio é às 5h40m…Por isso mesmo o ponto de encontro foi o Mc Donalds (que está aberto durante toda a noite)! Estava lá meio mundo da DTU, tudo a fazer tempo para o comboio, porque na rua estava um tempo gélido!
Foi sem dúvida o dia mais frio desde que cheguei!

No Domingo a manhã foi passada a dormir, a limpar o quarto, lavar a roupa, etc.
Durante a tarde li mais uns quantos artigos sobre Evolutionary Engineering, uma nova técnica que vou usar durante a fase de fermentação do meu projecto.
A noite…mais uma festa no container Z! Aniversário da Betta e como tal para o jantar uma Pasta al forno.
Esta vida difícil…


Segunda-feira foi o dia das emoções! Dois dos nossos companheiros de guerra iam partir de vez no dia seguinte para Barcelona, a sua terra natal. Preparativos para a Good Bye Party: prendinhas, cartões, recordações, malas por todo o lado, enfim…

Muitas lágrimas, muitos olhares de despedida. Íamos deixar de ter o cooker de serviço (Ciscu) e o dish washer man (Frede)!


Até eu que os conheci à poucos dias atrás! Já estou a sentir falta deles…foram eles que me acompanharam nos primeiros dias, que esclareceram as minhas dúvidas, que me mostraram Copenhaga! Os jantares, as festas, as confidências, é tudo muito intenso quando nos mudamos e criamos uma nova família…

Good Bye!!

We will miss you…