Margie at Denmark

terça-feira, março 07, 2006

Trabalho!

Hi!
Novidades...

Domingo:
Acordar em Copenhaga em casa da Rita após uma noite num dos bares da cidade (Dakkota!).
Passeio até ao lago de Lyngby com o pessoal do meu contentor, que estava completamente congelado!
Brincadeiras na neve! (Não podiam deixar de existir...)
Uma boa caminhada aqui pela região!
Um jantar diferente e uma boa conversa a acompanhar...


Segunda:
Fui tratar do "residence permit" com um frio de rachar e a neve sempre a cair...mas correu tudo bem e dei com o local à primeira, apesar de não ser fácil memorizar o nome das ruas e muito menos pronunciá-los!
Agora tenho que esperar 3 semanas até o papel chegar ao meu correio e depois sim posso ir tratar do número da seguranca social daqui. Sim, porque vou ter um cartão com o número de telefone do meu médico de família daqui e sempre que estiver doente é só contactá-lo e nem sequer preciso de pagar nada por isso!

Às vezes até acho que é organizacão a mais! Isto em Portugal é bem diferente...

O tempo...continua a nevar e pela metereologia vai continuar assim durante uns dias. Por enquanto ainda nao me cansei de brincar na neve e de acordar e ver tudo branco à minha volta!

À tarde fizemos um bolo de chocolate e o jantar foi Paelha! Por sinal está tudo muito bom...Não é por acaso que o nosso contentor tem sempre um batalhão de pessoas para o jantar!
Comecámos por ser 10, depois 15 e para a famosa Paelha apareceram 18 pessoas!!


Terca:
Um dia radiante, porque não está a nevar, pelo contrário, está sol! Até ofusca quando se olha para a neve.
Primeiro encontro com o meu supervisor às 9h30!
Finalmente conheci o meu local de trabalho e o grupo de investigacao que vou integrar - Yeast as a cell factory for isoprenoid production - Metabolic Engineering.
Para primeira conversa nada mau! Explicou-me o projecto sucintamente e o que é que eu vou fazer no meio dos isoprenoides (os compostos chave do meu projecto!).
Se quiserem saber mais...

http://www.cmb.dtu.dk/English/Research/Metabolic%20Engineering/Yeast%20as%20a%20cell%20factory%20for%20isoprenoid%20production.aspx

E tenho muito sorte, porque a Tanya (uma das raparigas que mora comigo...) também integra o mesmo projecto e ela disse-me que o Jeromy Maury (o meu orientador francês!) é muito acessivel e prestável para tirar todas as nossas dúvidas. Espero ter a mesma opinião.

O meu local de trabalho fica no segundo andar do edifício 223!
Tenho café e chá quando quiser... porque temos uma cozinha que é partilhada por todos, onde podemos almocar, conversar, parar para descansar um pouco, etc.
Tudo equipado e com espaco para todos!

Não tenho uma sala só para mim e muito menos um computador. Mas deve ser normal por aqui, porque no início do corredor existe uma biblioteca com computadores à disposicão de todos. Também não tenho uma secretária, mas vou partilhar o gabinete com o meu supervisor...
Os laboratórios não são um espetáculo, mas para o que vou fazer devem chegar perfeitamente. Porque afinal vou praticar muito mais as técnicas de engenharia genética dos que as afamadas fermentacões...
Enfim, para primeiro dia até acho que correu muito bem!


Já encontrei outra portuguesa no mesmo edifício que está a fazer doutoramento e mais...fiquei a saber que no CMB (Center of Microbial Biotecnhology) já somos 5 portugueses!! Estou a trabalhar em casa!! EHEHEH...

Aqui tudo funciona muito bem: já tenho um caderno de laboratório, um local para colocar os casacos e etc e uma bata! Por enquanto vou estar a ler papers durante uns dias, até porque o meu supervisor vai estar ausente a partir de sexta-feira e só volta na próxima 4f! Vai ter um encontro com uma das empresas que financia o projecto, e mais não posso divulgar...ainda me acusam de ser linguaruda! :)

Agora tenho que:
- ler uns quantos papéis da secretaria do meu departamento (cada edifício tem uma secretaria específica!);
- assinar um contrato de confidencialidade (porque não podemos divulgar absolutamente nada sobre o projecto até este estar concluído!);
- ler as regras de seguranca do meu edifício (porque preciso de escrever um relatório sobre todas as metedologias de laboratório que vou utilizar, bem como quais os cuidados a ter com os reagentes e produtos em todas as fases do projecto, relatório esse que tem que ser assinado pelo meu supervisor a comprovar que eu sei como trabalhar num grupo de investigacão...)
- decidir como vai ser a minha avaliacão porque só posso ter acesso à Intranet do CMB depois de ter um estatuto: posso ser considerada uma aluna de mestrado e aí tenho que fazer uma apresentacão oral para um jurí no fim do estágio (que tem uma série de regras internas aqui na DTU) ou então faco apenas um relatório global do meu trablaho aqui e a discussão é feita em Portugal! Agora cabe ao meu orientador decidir...
- inteirar-me de todas as "regras" que existem para os alunos de projecto...e para tal deram-me um dossier com imensa informacão! Papéis para ler é o que não me falta!

Para hoje...almoco na cantina e à tarde um cluster meeting! Uma espécie de conferência entre todos os grupos de investigacão do Biocentrum. O CMB, que é o meu grupo, é um dos 5 que participam neste tipo de encontros uma vez por mês!

Agora está na hora de ir...

Beijinhos grandes e um xi apertadinho!

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home